8 em cada 10 brasileiros experimentaram produtos plant-based: Pesquisa revela crescimento do mercado no país

O mercado de produtos plant-based está em franca ascensão no Brasil, e uma pesquisa recente revela que essa tendência já está presente na mesa de 8 em cada 10 brasileiros. O estudo, encomendado pelo programa EscolhaVeg da ONG Mercy For Animals (MFA), aponta que a busca por alternativas vegetais à base de proteínas, grãos, cereais, legumes, verduras, frutas e sementes é impulsionada principalmente por motivos de saúde, especialmente entre as classes D e E.

A pesquisa, realizada em setembro de 2021 com 500 pessoas em todo o país, demonstra que a popularidade dos produtos plant-based vai além das classes mais altas. Na verdade, 97,6% dos entrevistados das classes D e E afirmaram que a principal motivação para consumir esses produtos é a saúde. No geral, 78% dos participantes da pesquisa citaram esse fator como principal razão para substituir produtos de origem animal por suas versões vegetais.

Apesar de apenas 8,5% dos entrevistados se identificarem como vegetarianos ou veganos estritos, a maioria (53%) considera os produtos plant-based como substitutos da proteína animal, enquanto 47% os veem como complementos à sua dieta. Essa percepção é ainda mais forte entre os jovens, com 64% dos entrevistados entre 25 e 34 anos declarando utilizar produtos plant-based como substitutos de origem animal.

Fatores que impulsionam o crescimento

O estudo também destaca alguns fatores que contribuem para o crescimento do mercado de produtos plant-based no Brasil:

  • Aumento da oferta: O lançamento de novos produtos análogos à carne animal, como o hambúrguer da Fazenda Futuro em 2019, impulsionou a familiaridade e o interesse dos consumidores por essas opções.
  • Consciência sobre os benefícios à saúde: A percepção dos produtos plant-based como mais saudáveis e sustentáveis é um fator importante para a sua crescente popularidade.
  • Acessibilidade: Os produtos plant-based estão cada vez mais acessíveis, com preços mais competitivos e maior presença em supermercados e restaurantes.

Oportunidades para o mercado

Com base nos resultados da pesquisa, a gerente do programa EscolhaVeg, Julia Seibel, oferece algumas dicas para empresas que desejam se destacar nesse mercado promissor:

  • Promova com orgulho as opções vegetais: Destaque a disponibilidade de produtos plant-based em seus menus e materiais de marketing.
  • Conecte os produtos à saúde: Enfatize os benefícios à saúde do consumo de alimentos vegetais.
  • Ofereça opções populares e indulgentes: Hambúrgueres, pizzas e outros pratos tradicionais reimaginados em versões plant-based podem atrair mais consumidores.
  • Incentive a experimentação: Ofereça degustações e promoções para que os clientes possam experimentar novos produtos.

A pesquisa da Mercy For Animals comprova que o mercado de produtos plant-based no Brasil está em pleno crescimento, com grande potencial para o futuro. As empresas que se adaptarem a essa tendência e oferecerem produtos inovadores e de alta qualidade serão as grandes beneficiadas, atente-se a eventos como a Plantbased TECH, inovadores no mercado.

Saiba mais

Estudo completo

Mercy For Animals: https://mercyforanimals.org/

EscolhaVeg: https://escolhaveg.com.br/

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress