Muito utilizada desde o início do século 20, as panelas de ferro fundido voltaram a conquistar a preferência devido aos seus inúmeros benefícios, como um auxílio no combate de doenças, maior durabilidade, mais sabor e muito charme!
Segundo Núria Santos – CEO da Tijoleste – Loja de materiais de construção, as panelas de ferro são feitas a partir do ferro no formato líquido. Ele é colocado em cima das formas, dos moldes, e é levado a um forno específico para ser endurecido. É o ferro no formato líquido que é colocado nas formas devidas e faz as peças em ferro fundido – panela, bifeteira, sanduicheira, os tachos grandes, porta de forno, enfim, esses utensílios são feitos dessa forma, sempre com molde.
“Uma desvantagem é que você deve retirar da panela assim que finalizar o cozimento, pois o ferro amarga o alimento. Outra atenção é o risco de enferrujar, mas se lavar e logo deixar secando ao sol, por exemplo, fica bem pequenininha essa chance”, orienta a especialista.
Outra dica, é secar a panela depois de usar na boca do fogão para tirar realmente a umidade, passar óleo por dentro e guardar. Mas, não é isso que vai fazer com que quando você for usar, esporadicamente, não esteja enferrujada. É uma peça que vai ter que ter manutenção e cuidado sempre, mas tem infinitos benefícios.
Veja mais: Tijoleste