A cultivar de tomate BRS Zamir é um híbrido do segmento grape para consumo fresco, cujo destaque é seu elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres no organismo.
Desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, a cultivar representa uma nova geração de híbridos enriquecidos: o teor do pigmento antioxidante licopeno alcança até 144 μg/g, enquanto outros híbridos comerciais do segmento grape disponíveis no mercado brasileiro obtêm por volta de 40 μg/g.
Além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando num excelente impacto sensorial/gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento ‘grape’.
De acordo com os pesquisadores, o desempenho do híbrido BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovadas em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico.
Para os produtores rurais, essas vantagens são agregadas a outros componentes de cultivo, a exemplo da produtividade e durabilidade pós-colheita: são em média oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido. O material possui um gene que estimula a bifurcação dos cachos e aumenta o número de frutos por penca, o que o torna extremamente atrativo para o produtor.
Cultivo:
O cultivo protegido é preferencialmente recomendado para o novo híbrido, embora, com manejo adequado, o plantio em campo aberto não diminua as suas qualidades.
A cultivar BSR Zamir foi desenvolvida via contrato de parceria celebrado entre a Embrapa Hortaliças e a empresa Agrocinco Comércio de Produtos Agropecuários Ltda, que tem exclusividade de comercialização das sementes.
Informações adicionais:
https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/1262/tomate-brs-zamir